Como instalar Mega-capacitores.

Os Mega-capacitores são capacitores de grande capacidade, tem a definição de mega porque um Farad é equivalente a um milhão de micro-Farad (µF). Os capacitores comuns encontrados no mercado geramente são de 1µF à 6800µF.




São totalmente lacrados portanto podem ser utilizados em qualquer posição. A única restrição na instalação é não obstruir uma saída de ventilação que previne a explosão do mesmo caso a temperatura interna aumente o que acontece quando utilizado acima da tensão nominal ou ligado invertido.
A tensão de isolamento do capacitor indica que acima dessa tensão o capacitor pode entrar em curto ou explodir. Para uso automotivo, uma tensão de 16 a 20 Volts está bom, acima disso é desperdício e terá uma carga devagar, não sendo eficiente para uso em áudio. Resumindo, um capacitor com isolamento de 250 Volts tende a carregar mais lento que outro com isolamento de 20 Volts, como queremos rapidez, o melhor é o de 20 Volts.

O Mega-capacitor é carregado pela bateria e descarrega corrente para o amplificador nos momentos das batidas das músicas, cessando a batida, o capacitor se carrega rapidamente em milésimos de segundo.
Capacitor não é bateria, é simplemente um acumulador de cargas, portanto, ele vai fornecer elétrons na mesma proporção que foi carregado com elétrons, não é igual a uma bateria que é uma fonte de elétrons por geração química.
Basicamente servem para suprir a necessidade dos amplificadores nas rápidas requisições de corrente elétrica, isso ocorre nas batidas da música, essa necessidade não é suprida pela bateria, pois sua construção não permite que ela responda com uma velocidade compatível com a velocidade de variação da música.

* Carregando o Mega-capacitor

Material necessário:

- 1 lâmpada de 12 Volts de 5 a 21 Watts (lâmpada da lanterna do carro)
Primeiramente, o capacitor deve ser carregado antes de ser instalado no sistema, utilize uma lâmpada de 12 Volts de 5 Watts ou mais.
Ligue o terminal negativo (ou também chamado terra) do capacitor num fio que esteja aterrado na lataria no carro, ou negativo da bateria. Depois ligue um terminal do resistor no terminal positivo do capacitor e o outro terminal do resistor num fio que tenha +12 Volts.
Você saberá que o capacitor está suficientemente carregado quando a lâmpada se apagar, esse processo dura em média de 20 à 90 segundos.


Após a carga, retire a lâmpada e ligue o fio positivo no terminal positivo do capacitor. Pronto, seu capacitor está ligado no sistema sem nemnhum dano.
Obs: Se você não fizer a carga, e instalar o megacapacitor descarregado diretamente na fiação ou curto-circuitar os terminais positivo e negativo do capacitor, uma corrente muito alta irá circular, podendo danificar o capacitor além de gerar uma faísca que danificará o terminal do mesmo.




Os Mega-capacitores devem ficar a no máximo 50 cm do amplificador e a bitola do fio deve ser o maior possível, geralmente da mesma bitola do fio puxado da bateria para o amplificador. Idem para o fio que vai do capacitor ao terra, de preferência na mesma chapa onde foi fixado o terra do amplificador para evitar loops de corrente de terra.
Vocês podem associar 2 capacitores ou mais. Para isso, eles devem ser ligados em paralelo. Isto é, positivo com positivo e negativo com negativo. Com isso a capacitância será somada, mas a tensão máxima de trabalho se mantêm, pois os capacitores estarão submetidos a uma mesma tensão.





Acima um exemplo de Mega-capacitor duplo de 15+15 Farad, ou seja 30 Farad. Observem que este modelo possue um voltimetro integrado p/ a visualização da tensão e um neon azul no centro.

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